papel e caneta na mão
passei o tempo todo procurando uma razão
para o problema à minha frente do qual vivo fugindo
mas que só aumenta a proporção

tal infinito problema que cresce em progressão
não se incomoda em me incomodar
e em me confundir
quando se mostra oscilante
e cresce e diminui, cresce e diminui, cresce e diminui

às vezes, passo as noites em claro me perguntando
seria a razão tão negativa assim?
mas é lógico que sim
como não percebi antes? recebi uma luz enfim.

fiz os primeiros rabiscos no papel
e consegui visualizar a sequência numérica dos fatos
dinheiro no banco, conta na padaria, empréstimo para a minha irmã...
500, -1000, 2000, ...
nunca fui boa com dinheiro, mesmo

a procura da razão não podia parar
e eu não me permitia errar
quanto será essa brincadeirinha de dívidas iria dar?
se eu pudesse pelo menos pensar
em uma fórmula de soma para usar...

foi aí que me veio outra luz
dessa vez era gente, formada em matemática e professora fantástica
disse que a soma dos termos de uma PG infinita
era nada mais nada menos
que o A1 dividido por um menos a razão

meu cérebro então se agita
quanto acumulei e quanto vou precisar para anular minha dívida?
só sei que não quero saber disso agora
vou tirar umas férias em Marrocos
e ficar devendo alguns impostos

-poemática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog